As palavras cavaleiro e cavalheiro existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Cavaleiro se refere a um homem que anda de cavalo.
Cavalheiro se refere a um homem gentil, nobre e educado. Significa também um homem que faz par com uma mulher numa dança.
A palavra cavaleiro é um substantivo comum masculino e se refere a um homem que anda de cavalo, a um membro da cavalaria, ou seja, a um montador.
Exemplos com cavaleiro:
A palavra cavaleiro poderá ter sua origem na palavra em latim caballarius ou ser formada a partir de derivação sufixal, tendo sido acrescentado o sufixo -eiro à palavra cavalo: cavalo + -eiro. O sufixo -eiro é um sufixo nominal que forma substantivos a partir de outros substantivos. Indica, entre outros, uma ocupação, um ofício, um trabalho.
A palavra cavalheiro pode ser um substantivo comum masculino ou um adjetivo. Refere-se a um homem nobre, educado, fino, cortês, digno, gentil. Significa também o homem que, em danças, faz par com a mulher. É ainda utilizada para indicar uma pessoa do gênero masculino.
Exemplos com cavalheiro:
A palavra cavalheiro tem sua origem na palavra em castelhano caballero que por sua vez tem origem na palavra em latim caballarius, que se refere a um homem que anda a cavalo. Contudo, com a evolução natural da língua, a palavra cavalheiro adquiriu novo significado.
As palavras cavalheiro e cavaleiro são palavras parônimas: são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas apresentam significados diferentes.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: