Falta e faltam são formas corretas de flexão do verbo faltar.
O verbo faltar é um verbo pessoal e, por isso, concorda com o sujeito gramatical, havendo flexão em pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa) e em número (singular ou plural):
Para a correta flexão do verbo faltar, é essencial a identificação do sujeito da frase. Com esse verbo, é comum a utilização de uma estrutura frásica em que o sujeito aparece depois do verbo.
Falta um dia para a inauguração da loja.
Sujeito: um dia
Frase na ordem direta: Um dia falta para a inauguração da loja.
Faltam cinco dias para a inauguração da loja.
Sujeito: cinco dias
Frase na ordem direta: Cinco dias faltam para a inauguração da loja.
Faltam, forma conjugada indicativa da 3.ª pessoa do plural, deverá ser usada com sujeitos no plural:
A concordância verbal será mais facilmente realizada se fizermos a inversão da frase, colocando-a na forma direta, com o sujeito antes do verbo:
Falta, forma conjugada indicativa da 3.ª pessoa do singular, deverá ser usada com sujeitos no singular:
Para facilitar a compreensão da correta concordância verbal, coloca-se a frase na sua forma direta, com o sujeito antes do verbo:
Atenção!
Quando o verbo faltar vier seguido de um verbo no infinitivo, deverá ser sempre escrito na 3.ª pessoa do singular: falta. Isso acontece porque se refere a um sujeito oracional:
O erro na conjugação do verbo faltar ocorre porque erradamente é feita uma analogia com os verbos fazer e haver, que são verbos impessoais quando indicam tempo decorrido, sendo sempre conjugados na 3.ª pessoa do singular:
O verbo faltar, contudo, não é um verbo impessoal, sendo conjugado em todas as pessoas verbais: