Nessa e nesta são pronomes demonstrativos. Situam alguém ou algo no espaço, no tempo e no discurso. Distinguem-se um do outro apenas por uma questão referencial.
Nessa é a forma feminina do pronome demonstrativo nesse, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo esse. Aceita flexão em gênero e número:
Nesta é a forma feminina do pronome demonstrativo neste, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo este. Também aceita flexão em gênero e número:
A preposição em indica principalmente um movimento para dentro, para uma posição interior. Pode indicar também que algo está em contato ou em cima de alguma coisa.
O pronome demonstrativo nessa deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente longe da pessoa que fala e próximo da pessoa a quem se fala:
Nessa deverá também ser usado para indicar algo no tempo passado em relação à pessoa que fala ou que já foi mencionado no discurso:
O pronome demonstrativo nesta deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente próximo da pessoa que fala:
Nesta deverá também ser usado para indicar algo no tempo presente em relação à pessoa que fala ou que ainda vai ser mencionado no discurso:
Existe também o pronome demonstrativo naquela, que deverá ser usado quando a pessoa ou objeto referido está situado espacialmente longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala:
Naquela deverá também ser usado para indicar um passado distante:
Naquela é a forma feminina do pronome demonstrativo naquele, formado pela contração da preposição em com o pronome demonstrativo aquele. Também aceita flexão em gênero e número:
Veja também: Quando usar essa ou esta?