O ditado popular o bom filho a casa torna deverá ser escrito sem acento grave na vogal a, porque não ocorre crase.
Antes da palavra casa apenas ocorrerá crase se a palavra casa estiver determinada e, habitualmente, a palavra casa, com sentido de lar, é usada sem a presença do artigo definido a. Se a palavra casa estiver determinada com adjuntos adnominais, haverá a presença do artigo definido a, que contrairá com a preposição a, formando crase.
Sem crase: O bom filho a casa torna. (própria casa, não determinada, com sentido de lar)
Com crase: O bom filho à casa dos pais torna. (casa determinada com adjunto adnominal)
A crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.
Para saber usar corretamente a crase, é importante compreender que é necessário haver simultaneamente a presença da preposição a e do artigo definido a. Havendo a presença apenas da preposição ou apenas do artigo não ocorre crase porque é necessário haver a sequência de duas vogais iguais para que ocorra contração.
A preposição a está presente porque o verbo tornar é um verbo cuja regência é estabelecida através da preposição a: tornar a.
Caso haja a substituição do verbo tornar por algum dos seus sinônimos, como retornar, voltar e regressar, não haverá influência na frase, porque todos esses verbos têm a regência da preposição a:
A palavra casa, transmitindo um sentido de lar, de casa própria, é usada sem a presença de um artigo definido que a determine:
Essa situação é facilmente verificável se substituirmos a preposição a por outras preposições:
Quando a palavra casa está determinada com adjuntos adnominais, há a presença do artigo definido a, que contrai com a preposição a, formando crase:
A presença do artigo definido é igualmente facilmente verificável na substituição da preposição a por outras preposições: