Poça é um substantivo feminino e se refere a um pequeno buraco onde a água se acumula. Possa é uma forma conjugada do verbo poder: que eu possa, que ele possa.
As palavras poça e possa existem na língua portuguesa e estão corretas. Apresentam significados diferentes, bem como pronúncias diferentes: em poça a vogal o é fechada (ô) e em possa a vogal o é aberta (ó).
A palavra poça se refere a uma pequena cavidade ou depressão natural de pouca profundidade onde se acumula água. Significa também uma cova construída artificialmente para represar água para rega.
Refere-se também a uma quantidade de líquido derramado no chão. É também utilizada como interjeição indicando impaciência, irritação, aborrecimento, admiração e surpresa, sinônima da interjeição puxa.
A palavra poça tem sua origem na palavra poço, tendo ocorrido mudança da vogal temática. Deverá, assim, ser escrita com ç.
A palavra possa é a forma conjugada do verbo poder na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo, em que o tempo verbal é usado para indicar desejos, hipóteses e suposições. O verbo poder se refere ao ato de ter capacidade, direito, autoridade, força. É sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar, tolerar, entre outros.
A origem do verbo poder é incerta, podendo ter vindo da palavra em latim potere. Como é um verbo irregular, apresenta alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado.
Verbo poder - presente do subjuntivo:
(Que eu) possa
(Que tu) possas
(Que ele) possa
(Que nós) possamos
(Que vós) possais
(Que eles) possam
Veja o vídeo para aprender de forma fácil e nunca mais errar!
Possa é a forma conjugada do verbo poder na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
Verbo poder - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) pode
(Ele) possa
(Nós) possamos
(Vós) podei
(Eles) possam
Contudo, o modo imperativo do verbo poder está em desuso, não sendo utilizado correntemente. É comumente utilizada a palavra pode em vez de possa: