A cólera ou o cólera

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Muita polêmica existe em torno do gênero da palavra cólera. É uma palavra com diversos significados, podendo ser um substantivo feminino ou um substantivo de dois gêneros. Enquanto substantivo feminino, se refere a um sentimento de ira, fúria, irritação, ímpeto e agitação, bem como à ferocidade dos animais. Enquanto substantivo de dois gêneros, se refere a uma doença infecciosa, caracterizada por diarreia, cãibras e prostração. 

A palavra cólera tem sua origem na palavra grega kholéra. Enquanto substantivo feminino, é sinônima de ira, raiva, irritação, exasperação, descontrole, ímpeto, furor, impetuosidade, ferocidade, fereza, braveza, entre outros.

Exemplos:

  • Você tem que aprender a controlar sua cólera.
  • Meu pai facilmente se deixa dominar pela cólera.
  • Os homens sofrerão a cólera divina e pagarão por seus pecados.

Enquanto substantivo de dois gêneros, cólera é sinônimo de cólera-morbo, cólera-asiática e mordexim. Substantivos de dois gêneros apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o cólera/a cólera). Embora estes dois gêneros para a palavra doença cólera se encontrem dicionarizados, a maioria dos falantes privilegia o uso da palavra no feminino.

Exemplos:

  • A cólera é uma doença contagiosa causada pelo Vibrio cholerae.
  • O cólera é uma doença contagiosa causada pelo Vibrio cholerae.
  • A cólera pode ser evitada através de medidas de higiene alimentar.
  • O cólera pode ser evitado através de medidas de higiene alimentar.
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também