A combinar ou à combinar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da locução é a combinar, sem acento indicador de crase. A locução à combinar, com acento indicador de crase, está errada. Combinar é um verbo e nunca ocorre crase antes de verbos. A expressão a combinar indica que alguma coisa ainda não está definida, estando aberta a negociações. É uma expressão muito utilizada em pretensões salariais.

Exemplos:

  • Você acha certo escrever a combinar na minha pretensão salarial? 
  • Recuo logo quando dizem salário a combinar.
  • Nesse anúncio diz preço a combinar.

A crase é a contração de duas vogais iguais (a + a = à), sendo representada com acento grave. Sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a, nunca ocorre crase antes de um verbo, visto que nunca se usa um artigo antes de um verbo. A vogal a na expressão a combinar é unicamente uma preposição. 

Existem outras expressões no português onde também não ocorre crase visto se tratar de verbos: a definir, a tratar, a fazer, a pagar, a pedir,...

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também