As expressões à distância e a distância, com e sem acento grave, são consideradas como corretas e sinônimas por diversos dicionários e gramáticas. O uso do acento grave é, assim, facultativo.
Com acento grave - à distância
Sem acento grave - a distância
Ainda assim, existe muita polêmica em torno do uso do acento grave nesta locução adverbial. Entenda:
Segundo uma visão clássica da gramática, a expressão deverá ser escrita sem acento grave quando a palavra distância não estiver especificada, sendo a vogal a apenas uma preposição.
Exemplos com a distância (não determinada):
Com a palavra distância especificada, a expressão deverá ser escrita com acento grave, visto haver a presença da preposição a e do artigo definido a, ocorrendo a crase.
Exemplos com à distância (determinada):
Alguns autores defendem o uso obrigatório do acento grave, afirmando que o complemento se encontra sempre implícito.
Além disso, afirmam que está consagrado o uso do acento grave em diversas locuções adverbiais, como à noite, à direita, à pressa, à força, à vista.
Diversos gramáticos defendem ainda o uso do acento grave na expressão para evitar ambiguidade de sentidos e conferir clareza aos enunciados.
A utilização do acento grave como fator de transmissão de clareza na leitura ocorre em diversas expressões de modo ou circunstância:
Pode-se concluir, então, que o uso do acento grave na expressão adverbial é facultativo, podendo ser escrito a distância ou à distância. Ainda assim, nos casos de maior ambiguidade é recomendada a utilização do acento grave como acento diferencial.
Exemplos com uso facultativo do acento grave:
Relativamente à locução prepositiva à distância de, não existe polêmica, sendo unanimemente defendido o uso do acento grave, à semelhança de diversas outras locuções prepositivas, como: à moda de, à maneira de, à exceção de, à frente de, à custa de, à semelhança de.
Vale a pena salientar que a expressão a distância, sem acento grave, poderá ser apenas a sequência do artigo definido a e do substantivo distância, assumindo a função de sujeito das frases.
Em Portugal há menos confusão no uso do acento grave, visto a pronúncia de a (artigo feminino) e de à (contração da preposição com o artigo a) ser diferente, sendo a primeira mais fechada (a) e a segunda mais aberta (à). No português de Portugal é sempre usada a expressão com acento grave: à distância.
Veja também: Expressões que se escrevem com e sem acento grave