Quando se tratar de uma locução prepositiva sinônima de: segundo os costumes e conforme a maneira, a forma correta de escrita da locução é à moda, com acento indicador de crase: à moda da casa, à moda francesa, à moda dela, à moda da Bahia,... Com este sentido, a locução a moda, sem acento indicador de crase, está errada.
Exemplos:
A crase é a contração de duas vogais iguais sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. Ocorre crase em diversas locuções prepositivas formadas por substantivos femininos: à moda de, à maneira de, à exceção de, à frente de, à custa de, à semelhança de,…
Com a expressão à moda de pode, contudo, ocorrer crase antes de um substantivo masculino, ficando a expressão à moda de subentendida.
Exemplos:
Nota: Também com substantivos femininos a expressão à moda de pode aparecer subentendida: bife à milanesa, bife à parmegiana, bife à portuguesa,...
Atenção!
A sequência a moda também pode ocorrer no português, sendo simplesmente a junção do artigo definido a com o substantivo feminino moda, que pode significar um costume, um interesse generalizado, a indústria e comércio de vestuário ou o maior número de ocorrências em estatísticas, entre outros.
Exemplos: