O feminino de piloto pode ser a pilota ou a piloto:
A pronúncia das duas palavras é feita com entonação fechada na vogal o da sílaba lo: pilota (ô) e piloto (ô).
A palavra piloto é uma palavra maioritariamente utilizada no masculino por se referir a uma profissão exercida durante muitos anos apenas por homens. Atualmente, devido ao aumento de mulheres na profissão, surgiu a necessidade de esclarecer a forma correta de nos referirmos aos pilotos no feminino.
A piloto é a forma mais tradicional e antiga de formação do feminino da palavra piloto. Entende a palavra piloto como um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, um substantivo que apresenta apenas uma forma, sendo a diferenciação de gênero feita por determinantes masculinos e femininos:
A pilota é uma forma mais atual de formação do feminino da palavra piloto. Entende a palavra piloto como um substantivo masculino que sofre flexão para o feminino através da principal regra de formação do feminino: a mudança da vogal final o para a vogal final a:
A palavra piloto está classificada como substantivo masculino no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, não como um substantivo comum de dois gêneros.