A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til. A palavra abençõe, com til, está errada. Abençoe é a forma conjugada do verbo abençoar na 1.ª ou 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
O verbo abençoar se refere ao ato de conceder bênção e proteção, desejando o bem. Refere-se também ao ato de dar glórias e louvores, bem como ao ato de fazer o sinal da cruz. É sinônimo de benzer, abendiçoar, bem-fadar, bendizer, proteger, glorificar e persignar-se, entre outros
O verbo abençoar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Neste caso, temos o prefixo a- mais o substantivo bênção mais o sufixo verbal – ar: a- + benção + -ar. Assim, terminando em -ar, o verbo abençoar é um verbo da primeira conjugação.
Os verbos da primeira conjugação formam a terminação da 1.ª e da 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo com -e, sem til, mesmo quando terminados em -oar:
Terminações dos verbos da 1.ª conjugação no presente do subjuntivo:
(Eu) radical + -e
(Tu) radical + -es
(Ele) radical + -e
(Nós) radical + -emos
(Vós) radical + -eis
(Eles) radical + -em
Verbo abençoar - presente do subjuntivo:
(Que eu) abençoe
(Que tu) abençoes
(Que ele) abençoe
(Que nós) abençoemos
(Que vós) abençoeis
(Que eles) abençoem
A 3.ª pessoa do singular do imperativo, sendo formada a partir do presente do subjuntivo, deverá ser também conjugada com a terminação –e: abençoe ele.
Verbo abençoar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) abençoa
(Ele) abençoe
(Nós) abençoemos
(Vós) abençoai
(Eles) abençoem