Abril é o quarto mês do ano: janeiro, fevereiro, março, abril, maio,... Abriu é a forma conjugada do verbo abrir na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: ele abriu. Assim, essas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Exemplos:
A dúvida no uso de abril ou abriu surge porque as duas palavras são pronunciadas da mesma forma: a consoante l não atua como consoante velarizada, assumindo o som u e atuando como uma semivogal.
O substantivo masculino abril indica o quarto mês do ano, composto por 30 dias. Abril vem a seguir a março e antes de maio. Com sentido figurado se refere à juventude ou àquilo que indica juventude. Abril tem sua origem na palavra em latim aprillis, devendo assim ser escrita com l final.
Exemplos:
Nota: Desde a entrava em vigor do novo acordo ortográfico os meses do ano passaram a ser escritos com letra minúscula.
Abriu, forma conjugada do verbo abrir, apresenta uma grande diversidade de significados, podendo indicar o ato de: descerrar, desembrulhar, desabrochar, desabafar, clarear, começar, cortar, furar, expandir, proporcionar e estimular, entre outros. Os verbos no pretérito perfeito do indicativo indicam uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.
Abrir, sendo um verbo da terceira conjugação, terminado em –ir, forma a terminação da 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo com –iu: ele abriu.
Terminações dos verbos da 3.ª conjugação no pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) radical + -i
(Tu) radical + -iste
(Ele) radical + -iu
(Nós) radical + -imos
(Vós) radical + -istes
(Eles) radical + -iram
Verbo abrir – Pretérito perfeito do Indicativo:
(Eu) abri
(Tu) abriste
(Ele) abriu
(Nós) abrimos
(Vós) abristes
(Eles) abriram
Exemplos: