Os verbos absorver e absolver existem na língua portuguesa e estão corretos.
Absorver é principalmente sinônimo de sorver, assimilar, consumir e açambarcar:
Absolver é principalmente sinônimo de inocentar, desculpar, redimir e isentar:
Absolver e absorver são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes.
Com uma vasta significação, o verbo absorver se refere ao ato de: sorver substâncias líquidas ou gasosas; ingerir ou aspirar; consumir, fazendo esgotar; açambarcar algo, monopolizando; fazer dedicar total atenção a alguma coisa; assimilar, retendo em si; empolgar, criando entusiasmo; amortecer, reduzindo o impacto; aceitar e superar dificuldades.
O verbo absorver tem sua origem na palavra em latim absorbere, devendo assim ser escrito com sor na segunda sílaba: ab-sor-ver. Também assim são escritas as palavras cognatas de absorver, bem como as suas formas conjugadas.
Palavras da mesma família:
Verbo absorver - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) absorvi
(Tu) absorveste
(Ele) absorveu
(Nós) absorvemos
(Vós) absorvestes
(Eles) absorveram
Com uma significação mais reduzida, o verbo absolver se refere ao ato de: inocentar de pena, culpa ou crime; perdoar erros e pecados; isentar de uma obrigação; dar solução a alguma coisa.
O verbo absolver tem sua origem na palavra em latim absolvere, devendo assim ser escrito com sol na segunda sílaba: ab-sol-ver. Também assim são escritas as palavras cognatas de absolver, bem como as suas formas conjugadas.
Palavras da mesma família:
Verbo absolver - pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) absolvi
(Tu) absolveste
(Ele) absolveu
(Nós) absolvemos
(Vós) absolvestes
(Eles) absolveram
Absorvido é o particípio passado do verbo absorver:
Absolvido é o particípio passado do verbo absolver: