Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
O verbo acender se refere ao ato de produzir chama ou pôr fogo, bem como ao ato de elevar a temperatura. Refere-se ainda ao ato de pôr em funcionamento, dar origem e surgir. Pode significar também o ato de deixar entusiasmado, arrebatado, irritado e corado, bem como ao ato de ter brilho intenso.
O verbo ascender se refere principalmente ao ato de mover para cima. Pode significar também o ato de ser promovido ou de atingir determinada soma.
Acender é sinônimo de atear, inflamar, queimar, afoguear, esquentar, ligar, acionar, provocar, causar, gerar, estimular, arrebatar, entusiasmar, irritar, corar, brilhar, entre outros.
Exemplos com acender:
O verbo acender tem sua origem na palavra em latim accendere. As palavras cognatas de acender, bem como todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com a na primeira sílaba e cen na segunda sílaba: a-cen-der.
Palavras da família de acender:
Verbo acender - Futuro do presente do indicativo:
(Eu) acenderei
(Tu) acenderás
(Ele) acenderá
(Nós) acenderemos
(Vós) acendereis
(Eles) acenderão
Ascender é sinônimo de subir, alçar-se, elevar-se, prosperar, crescer, montar, atingir, entre outros.
Exemplos com ascender:
O verbo ascender tem sua origem na palavra em latim ascendere. Todas as palavras cognatas de ascender, bem como todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com as na primeira sílaba e cen na segunda sílaba: as-cen-der.
Palavras da família de ascender:
Verbo ascender - Futuro do presente do indicativo:
(Eu) ascenderei
(Tu) ascenderás
(Ele) ascenderá
(Nós) ascenderemos
(Vós) ascendereis
(Eles) ascenderão
As palavras acender e ascender são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: