As palavras acento e assento apresentam a mesma pronúncia, mas têm significados diferentes.
Acento, com c, é um sinal gráfico usado nas palavras por cima das vogais para indicar a sílaba tônica:
Assento, com ss, indica principalmente um banco ou uma cadeira onde podemos sentar:
O substantivo acento se refere, principalmente, a um sinal gráfico que assinala a tonicidade de uma sílaba. Pode se referir também ao timbre, tom de voz e sotaque típico de uma região, bem como a um destaque dado a alguma coisa.
É sinônimo de inflexão, timbre, tom, entonação, sotaque, pronúncia, ênfase, destaque e relevo.
Acento tem sua origem na palavra em latim accentu, devendo assim ser escrita com c na segunda sílaba: a-cen-to.
O substantivo assento se refere, principalmente, a um local onde podemos sentar, como um banco ou cadeira. Pode significar também um registro ou uma declaração de natureza oficial, bem como juízo e prudência ou paz de espírito.
Assento pode indicar também uma base segura para alguma coisa, bem como se referir às nádegas ou à parte da roupa que fica no local das nádegas.
É sinônimo de banco, cadeira, poltrona, apoio, base, suporte, nádegas, traseiro, bunda, fundilhos, anotação, apontamento, registro, assentamento, juízo, prudência, sensatez, tranquilidade, serenidade, despreocupação e sossego.
Assento tem sua origem no verbo assentar, que tem sua origem na palavra em latim assentare, devendo assim ser escrito com ss.
Assento pode ser ainda a forma do verbo assentar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu assento.
Assentar - Presente do indicativo:
(eu) assento
(tu) assentas
(ele) assenta
(nós) assentamos
(vós) assentais
(eles) assentam
Assentar se refere ao ato de anotar por escrito, decidir as condições de algo, colocar ou fixar num determinado lugar, baixar, depositar numa superfície, ter como base ou estrutura e pôr-se num assento, entre outros.
As palavras acento e assento apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: