As palavras acesso e aceso existem na língua portuguesa e estão corretas. As palavras aceço, asseço e assesso estão erradas. Embora as palavras acesso e aceso sejam escritas de forma parecida, elas apresentam pronúncias e significados diferentes.
Em aceso, a vogal e é lida de forma fechada (ê) e a consoante s assume som de z. Aceso é um adjetivo que indica, principalmente, algo que está ligado: farol aceso, fósforo aceso, luz acesa, vela acesa,…
Em acesso, a vogal e é lida de forma aberta (é) e o dígrafo ss mantém o som s. Acesso é um substantivo que indica, principalmente, a possibilidade de entrada em algum lugar ou a possibilidade de conexão com a Internet: acesso restrito, acesso total, acesso remoto, senha de acesso,…
O adjetivo aceso indica, principalmente, algo que se acendeu com corrente elétrica ou chama, ficando ligado ou incandescente. Com sentido figurado indica uma pessoa agitada, excitada, corada ou irritada. Pode indicar ainda uma situação intensa, bem como uma pessoa atenta e alerta.
Aceso é sinônimo de ligado, acendido, luminoso, escaldante, quente, incandescente, entusiasmado, animado, excitado, empolgado, corado, avermelhado, irado, exaltado, enfurecido, vivo, intenso e veemente, entre outros.
O substantivo acesso indica, principalmente, a possibilidade de entrada em algum lugar ou a possibilidade de conexão com a internet, mas pode indicar também a possibilidade de admissão em algum lugar, bem como a passagem ou circulação para se chegar a algum lugar. Acesso indica ainda um ataque súbito, uma promoção ou elevação e o relacionamento e comunicação entre pessoas.
Acesso é sinônimo de admissão, ingresso, entrada, circulação, passagem, elevação, subida, promoção, comunicação, rasgo, arrebatamento e rompante, entre outros.