Acrobata ou acróbata

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras acrobata ou acróbata estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir um ginasta, um equilibrista, um artista de circo ou de outros espetáculos que realiza exercícios de ginástica em corda, trapézio e outros equipamentos. Refere-se também a um piloto de avião que faz acrobacias aéreas. Pode significar ainda uma ave originária da Bahia com penas cinzas e pretas. A palavra acrobata é a mais socialmente aceite, sendo a mais utilizada pelos falantes. A palavra acróbata, embora com pouco uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que acrobata. Alguns defendem ser a mais gramaticalmente correta por se aproximar mais de seu étimo.

As palavras acrobata ou acróbata têm sua origem na palavra francesa acrobate, pelo grego akróbatos, que significa pessoa que anda na ponta dos pés. Em acrobata (a-cro-ba-ta) a sílaba tônica é o ba, sendo uma palavra paroxítona e em acróbata (a-cró-ba-ta) a sílaba tônica é o cró, sendo uma palavra proparoxítona.

Exemplos:
Os meninos olhavam maravilhados para o acrobata que voava nos trapézios.
Os meninos olhavam maravilhados para o acróbata que voava nos trapézios.

Este piloto acrobata é especialista em acrobacias aéreas.
Este piloto acróbata é especialista em acrobacias aéreas.

O acrobata fez uma belíssima apresentação de equilíbrio na corda bamba.
O acróbata fez uma belíssima apresentação de equilíbrio na corda bamba.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Existe uma parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. Chama-se prosódia. Erros de prosódia são comuns. No caso de acrobata e acróbata não há erro, podendo ser uma palavra proparoxítona ou paroxítona.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também