A forma correta de escrita da palavra é admitir, sem i entre as consoantes d e m. A palavra adimitir está errada. O verbo admitir indica, principalmente, o ato de reconhecer como verdadeiro, de dar permissão e de aceitar como uma hipótese. Pode se referir também ao ato de contratar para um emprego e ao ato de dar acolhimento.
Admitir é sinônimo de: reconhecer, aceitar, assumir, permitir, autorizar, deixar, consentir, considerar, conceber, contratar, empregar, acolher, abrigar e hospedar, entre outros.
O verbo admitir tem sua origem na palavra em latim admittere, devendo assim ser escrito sem a vogal i entre as consoantes d e m. A esta sequência de duas consoantes numa palavra, sem a presença de uma vogal intermediária, chamamos de encontro consonantal.
O encontro das consoantes d e m é um encontro consonantal imperfeito, visto as consoantes não se encontrarem na mesma sílaba. Assim, admitir é uma palavra trissilábica: ad-mi-tir. O d é uma consoante muda, sendo pronunciado sem a inclusão da vogal i.
Todas as formas conjugadas do verbo admitir mantêm o encontro consonantal das consoantes d e m, sem inclusão de uma vogal intermediária.
Verbo admitir – presente do indicativo:
(Eu) admito
(Tu) admites
(Ele) admite
(Nós) admitimos
(Vós) admitis
(Eles) admitem
As palavras cognatas de admitir mantêm também o encontro consonantal das consoantes d e m, sem inclusão de uma vogal intermediária.
Palavras da mesma família:
A correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais é estudada pela ortoépia, uma parte da fonética. No caso de admitir, erradamente se pronuncia a sílaba di, transformando a palavra em polissílabo (a-di-mi-tir), quando na realidade é um d mudo.