Adquirir ou adiquirir

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é adquirir, sem i após a consoante d. A palavra adiquirir está errada. 

O verbo adquirir indica principalmente o ato de passar a ter algo. Pode significar também o ato de assumir uma nova forma ou característica, bem como o ato de conseguir e conquistar algo.

Exemplos com adquirir

  • Estou pensando em adquirir ações do Banco do Brasil.
  • Finalmente consegui adquirir meu visto de residência!
  • Você ainda vai adquirir fama de trambiqueiro.
  • Proteja-se! Você pode adquirir uma doença.

Adquirir é sinônimo de comprar, arranjar, obter, conquistar, conseguir, alcançar, assumir, apresentar, contrair e apanhar, entre outros.

Por que se escreve sem i? 

O verbo adquirir tem sua origem na palavra em latim adquirere, devendo assim ser escrito sem a vogal i entre as consoantes d e q.

Como o encontro das consoantes d e q é um encontro consonantal imperfeito, as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba: ad-qui-rir. Assim, adquirir é um trissílabo.

As palavras cognatas e todas as formas conjugadas do verbo adquirir deverão, também, ser escritas sem a inclusão da vogal i.

Palavras da mesma família:

  • adquirente;
  • adquirição;
  • adquiridor;
  • adquirível;
  • adquirimento;

Verbo adquirir – Presente do indicativo:
(Eu) adquiro
(Tu) adquires
(Ele) adquire
(Nós) adquirimos
(Vós) adquiris
(Eles) adquirem

Verbo adquirir – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) adquiri
(Tu) adquiriste
(Ele) adquiriu
(Nós) adquirimos
(Vós) adquiristes
(Eles) adquiriram

Adiquirir: erro de ortoépia

No verbo adquirir, a consoante d deve ser pronunciada como uma consoante muda. Erradamente, contudo, é pronunciada a sílaba di, sendo cometido um erro de ortoépia, ou seja, um erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais da palavra.
 

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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