Afinal é usado com sentido de “afinal de contas” ou “em resumo”. A final indica a última prova de uma competição, mas pode ter outros sentidos. Ainda há os termos ao final e no final, que são sinônimos. Veja a diferença entre as quatro formas.
Afinal é um advérbio usado principalmente com sentido de afinal de contas, em conclusão, em resumo. Transmite não só um sentido de conclusão, mas também impaciência, indignação, surpresa e resignação. Pode ser escrito separado ou não por vírgulas. Com menor uso, afinal pode apresentar também o sentido de finalmente ou por fim.
Exemplos com sentido de afinal de contas:
Exemplos com sentido de finalmente:
Afinal pode ser separado por vírgulas ou não. O uso é opcional, levando em conta a ênfase que se pretende dar ao texto.
Em um dos exemplos, afinal aparece entre vírgulas: “[...] mas, afinal, não veio.”. Nesse caso, ou é separado entre duas vírgulas ou não é separado no meio da frase.
A sequência a final pode ser apenas a junção do artigo definido a mais o substantivo final, indicativo da última prova de uma competição.
Exemplos com a final:
A final é uma expressão usada unicamente em linguagem jurídica para indicar algo que ocorre no fim do processo. É sinônima de ao final ou no final.
Exemplos com a final:
Ao final é uma locução adverbial equivalente a no final. Indica algo que acontece por último, no fim, no término, na conclusão.
Exemplos com ao final:
No final é uma locução adverbial sinônima de no fim ou ao final. Indica algo que acontece no término, na conclusão.
Exemplos com no final:
Veja também: último ou ultimo (tem acento?)