A forma correta de escrita da palavra é afrodescendente, sem hífen. A palavra afro-descendente, escrita com hífen, está errada.
Afrodescendente pode atuar como um adjetivo ou como um substantivo. Indica algo ou alguém que é descendente de africanos. Essa palavra tem sido muito usada como sinônimo de negro ou preto para evitar o sentido pejorativo e discriminatório normalmente associado a essas palavras.
Afrodescendente é um adjetivo ou substantivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma para o gênero masculino e para o gênero feminino:
A diferença na hifenização das palavras afrodescendente e afro-brasileiro ocorre por se tratarem de diferentes processos de composição.
A palavra afro-brasileiro é escrita com hífen por se tratar de um adjetivo pátrio composto. Na formação dos adjetivos pátrios ocorre a redução do adjetivo africano para afro que continua atuando como um adjetivo, sendo anteposto a outro, para indicar duas nacionalidades. Estas são obrigatoriamente separadas por hífen.
Exemplos de adjetivos pátrios compostos com afro-:
Em afrodescendente, a palavra afro é a forma reduzida do substantivo africano. Atua como um elemento de composição que se aglutina à palavra descendente.
Exemplos de palavras compostas não hifenizadas com afro: