Agourar é sinônimo de pressagiar: Agourar o futuro. Agourar desgraças. Gorar é sinônimo de frustrar, indicando que algo não avança: Gorar o programa. Gorar o ovo. Assim, os verbos agourar e gorar existem na língua portuguesa e estão corretos. Seus significados, contudo, são diferentes, devendo ser usados em situações diferentes. O verbo agorar não existe.
Exemplos:
O verbo agourar se refere ao ato de pressagiar o futuro, sendo sinônimo de prever, pressagiar, predizer, antever, adivinhar e vaticinar. Pode indicar também o ato de predizer ou ser sinal de uma desgraça. É um verbo formado por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo verbal -ar ao substantivo agouro: agouro + -ar. Apresenta a forma agoirar como forma variante.
Exemplos:
O verbo gorar se refere ao ato de não ir avante, sendo sinônimo de falhar, frustrar, furar, abortar. Significa também o ato de estragar, apodrecer ou deteriorar-se. É muito usado para indicar uma interrupção na incubação do ovo. A origem do verbo gorar é incerta.
Exemplos:
Atenção!
O verbo agorar não existe. É um erro de ortoépia, ou seja, um erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Em agorar não é corretamente pronunciado o ditongo ou, sendo erradamente transformado numa única vogal.