amálgama

Lexicógrafa responsável: Débora Ribeiro

Significado de Amálgama

substantivo masculino e feminino Fusão perfeita entre coisas; fusão, liga.Pessoas distintas que formam um todo; mistura.[Odontologia] Liga metálica composta por mercúrio e pó de prata, utilizada pelos dentistas para fazer obturações nos dentes.[Química] Qualquer liga metálica que contém como elemento mais importante o mercúrio.[Mineralogia] Mineral composto por prata e mercúrio, muito encontrado nas misturas cristalizadas.expressão Amálgama de Sódio. Mistura de Sódio metálico e Mercúrio.Amálgama de Alumínio. Em química orgânica, agente redutor.Amálgama de Prata. Liga de prata, estanho, cobre e mercúrio, usada em obturações ou restaurações odontológicas.Amálgama de Ouro. Mistura de ouro e mercúrio usada na retirada do ouro.Etimologia (origem da palavra amálgama). A palavra amálgama deriva do latim "amalgama"; talvez por influência do árabe "al-madjmaHa", que pode significar fusão.

Sinônimos de Amálgama

Amálgama é sinônimo de: fusão, liga, mistura, mescla, combinação, junção, unificação

Antônimos de Amálgama

Amálgama é o contrário de: afastamento, desunião

Definição de Amálgama

Classe gramatical: substantivo de dois gêneros
Separação silábica: a-mál-ga-ma
Plural: amálgamas

Exemplos com a palavra amálgama

Chagall acabou sendo um amálgama de vanguardas. Folha de S.Paulo, 07/08/2009
Com arranjos originais e entrosamento, o trio formava um amálgama sonoro, interpretando composições próprias e de outros autores, em performances que acomodavam muita improvisação. Folha de S.Paulo, 12/07/2012
A amálgama é outro material utilizado nos tratamentos. veja.com, 06/05/2016
amálgama

Outras informações sobre a palavra

Possui 8 letras
Possui a vogal: a
Possui as consoantes: g l m
A palavra escrita ao contrário: amagláma

Rimas com amálgama


Débora Ribeiro
Revisão por Débora Ribeiro
Lexicógrafa, professora de português e examinadora internacional de português como segunda língua. Licenciada em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestre em Português Segunda Língua, pela Universidade do Porto, Portugal.