Esta dúvida entre anexo, em anexo e anexado surge com frequência na indicação dos diversos arquivos que são enviados nas mensagens de e-mail. Todas as formas podem ser usadas, mas apresentam significados e usos diferentes.
Na expressão documento anexo, a palavra anexo atua como um adjetivo, caracterizando o substantivo documento (documento que se anexou). Sofre flexão em gênero e número para concordar com o substantivo que caracteriza: ficheiro anexo, planilha anexa.
Na expressão documento em anexo, a palavra anexo atua como um substantivo, indicando o local onde o documento está anexado (o documento está no anexo). É invariável: ficheiro em anexo, planilha em anexo.
Na expressão documento anexado, a palavra anexado é o particípio do verbo anexar, indicando a ação depois de finalizada (o documento já foi anexado): ficheiro anexado, planilha anexada.
A palavra anexo, enquanto adjetivo, concorda em gênero e número com o substantivo que caracteriza:
No masculino singular: O currículo segue anexo.
No masculino plural: Os currículos seguem anexos.
No feminino singular: A folha segue anexa.
No feminino plural: As folhas seguem anexas.
A palavra anexo, na locução adverbial em anexo, se refere ao local onde alguma coisa está anexada. Indica que alguma coisa está localizada dentro do anexo. É invariável, não havendo concordância com os restantes termos da oração:
Se ocorrer a contração da preposição em com o artigo definido o (no) ou com o artigo indefinido um (num), a expressão se mantém igualmente aceitável.
A palavra anexado é o particípio do verbo anexar. O particípio transmite a noção da conclusão da ação verbal, ou seja, o estado da ação depois de terminada. Permite a formação dos tempos verbais compostos:
Quando atua como um adjetivo, sofre flexão em gênero e número:
Nota: A palavra anexo não é uma forma do particípio do verbo anexar, porque o verbo anexar não é um verbo abundante, não possuindo duas formas de particípio. Possui apenas o particípio regular anexado.
Veja também: Segue anexo ou segue em anexo