A forma correta de escrita da palavra é anseia. A palavra ansia está errada. Anseia é a forma conjugada do verbo ansiar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.
Verbo ansiar - Presente do indicativo:
(Eu) anseio
(Tu) anseias
(Ele) anseia
(Nós) ansiamos
(Vós) ansiais
(Eles) anseiam
Verbo ansiar - Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) anseia
(Ele) anseie
(Nós) ansiemos
(Vós) ansiai
(Eles) anseiem
O verbo ansiar se refere ao ato de desejar algo com muita intensidade. Pode indicar também o ato de ficar ansioso ou preocupado, bem como o ato de sentir enjoo.
Os verbos terminados em -iar são, normalmente, conjugados como verbos regulares:
Há, contudo, um conjunto de verbos terminados em -iar que são irregulares. São os verbos mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar e os seus derivados.
Esses verbos são conjugados com o ditongo ei nas suas formas rizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica está no radical da palavra:
Além das formas supracitadas no presente do indicativo e no imperativo, o verbo ansiar é também conjugado com o ditongo ei nas formas rizotônicas do presente do subjuntivo.
Verbo ansiar - Presente do subjuntivo:
(Que eu) anseie
(Que tu) anseies
(Que ele) anseie
(Que nós) ansiemos
(Que vós) ansieis
(Que eles) anseiem
Embora a forma verbal ansia não exista, o substantivo feminino ânsia existe e está correto. Indica um estado de ansiedade e angústia, bem como um estado de desejo e entusiasmo. Pode indicar também um mal-estar ou náusea.
Exemplos com ânsia: