Aprender ou apreender

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra aprender se refere ao ato de adquirir conhecimento e a palavra apreender se refere ao ato de apanhar, capturar. Também se refere ao ato de assimilar.

O verbo aprender tem sua origem na palavra em latim apprendere, devendo assim ser escrito com apenas um e. Refere-se ao ato de obter conhecimento teórico através do estudo e memorização ou adquirir habilidades práticas através do treino e vivência.

Exemplos:
Estou aprendendo a tocar piano.
Tenho muita dificuldade em aprender outras línguas.

O verbo apreender tem sua origem na palavra em latim apprehendere, devendo assim ser escrito com duas vogais e. Refere-se ao ato de fazer uma apreensão, ou seja, apanhar, capturar, confiscar, pegar, tomar posse. Pode significar também o ato de compreender ou assimilar alguma informação, ideia ou pensamento.

Exemplos:
O policial apreendeu os documentos do condutor bêbado.
Todas as mercadorias contrabandeadas foram apreendidas.
As ideias daquele filósofo não são fáceis de apreender.

A escrita de aprender e apreender se mantém durante a conjugação dos verbos:

Presente do indicativo – verbo aprender
(Eu) aprendo
(Tu) aprendes
(Ele) aprende
(Nós) aprendemos
(Vós) aprendeis
(Eles) aprendem

Presente do indicativo – verbo apreender
(Eu) apreendo
(Tu) apreendes
(Ele) apreende
(Nós) apreendemos
(Vós) apreendeis
(Eles) apreendem

As palavras aprender e apreender são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: aprender/apreender, soar/suar, despercebido/desapercebido, precursor/percursor, retificar/ratificar, entre outras.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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