As palavras área e ária existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Área se refere a uma superfície, a um espaço delimitado. Ária se refere, principalmente, uma poesia para ser cantada. Significa também, com uso mais limitado, os árias ou povo ariano, bem como as feições do rosto de uma pessoa.
A palavra área tem sua origem na palavra em latim area, devendo assim ser escrita com e na segunda sílaba. É um substantivo comum feminino e se refere a uma superfície, a uma região, a uma extensão, a um espaço delimitado. É uma palavra muito utilizada na matemática, no âmbito da geometria.
Exemplos:
Os alunos calcularam a área e o perímetro daquela figura geométrica.
Meu apartamento tem uma área de 200 m2.
Qual a área deste terreno para venda?
A palavra ária tem três origens diferentes e, consequentemente, três significados diferentes. Em seu significado mais comum e mais utilizado, a palavra ária tem sua origem na palavra em italiano aria e se refere a uma canção, a uma cantiga, a uma poesia para ser cantada. Esta palavra é muito utilizada nas óperas, se referindo a uma peça música para ser cantada a uma só voz. A palavra ária pode ainda ter sua origem na palavra em sânscrito ârya e se referir aos árias ou arianos, povo antigo, responsáveis pelo início da civilização indo-europeia. Por fim, com pouco uso, a palavra ária pode ter sua origem na palavra ar, sendo sua cognata e significar a fisionomia ou feições do rosto de uma pessoa, o seu bom aspecto.
Exemplos:
Assistimos à ópera e ficamos emocionados com a magnífica ária que ouvimos.
Hoje, na aula de história, estudamos a época ária.
As palavras área e ária apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: área/ária, conserto/concerto, cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento,…