Arrebentar ou rebentar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os verbos arrebentar e rebentar sempre que quisermos referir o ato de estourar, explodir, partir, destruir, manifestar, aparecer, brotar, padecer. O verbo arrebentar é tido como o mais correto e socialmente aceite, sendo o mais utilizado. A palavra rebentar, embora com um uso mais popular, aparece em dicionários como sendo o mesmo que arrebentar.

Os verbos arrebentar e rebentar têm sua origem na palavra em latim repentare. A palavra arrebentar é ainda formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente. Neste caso temos o prefixo a- mais o verbo rebentar.

O prefixo a- significa afastamento ou separação quando de origem grega, mas poderá significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto, quando de origem latina.

Contudo, na palavra arrebentar, este prefixo funciona como um elemento protético, ou seja, um elemento com valor expletivo que não provoca qualquer alteração de sentido, não trazendo nenhuma nova ideia ou significado à palavra mãe. É utilizado apenas como apoio fonético sendo, assim, dispensável.

Exemplos:
Não puxe o elástico porque pode arrebentar.
Não puxe o elástico porque pode rebentar.

Estou arrebentando de fome, preciso comer qualquer coisa.
Estou rebentando de fome, preciso comer qualquer coisa.

É melhor você abrir antes que eu arrebente com a porta.
É melhor você abrir antes que eu rebente com a porta.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também