As palavras ás e az existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Ás, com s, é uma palavra muito usada. Indica, principalmente, uma carta do baralho:
ás de copas, ás de paus, ás de ouros e ás de espadas.
Az, com z, é uma palavra pouco utilizada. Pode indicar, entre outros, um bando de lobos, sendo sinônimo de alcateia.
Além de se referir a uma carta do baralho, o substantivo masculino ás indica também uma pessoa que se destaca naquilo que faz. Assim, é sinônimo de craque, especialista, perito, fera e bicho, entre outros.
Exemplos com ás:
Ás tem sua origem na palavra em latim assis, devendo assim ser escrito com s.
Não confundir ás com às!
A palavra ás é um substantivo masculino e a palavra às é a contração da preposição a com o artigo definido a, sendo usada, entre outros usos, na indicação exata e determinada das horas:
O substantivo masculino az pode se referir a uma divisão de um exército e a um conjunto de pessoas ou coisas, bem como a um acampamento. Pode significar também pessoas dispostas em linha reta ou um bando de lobos. Assim, é sinônimo de esquadrão, legião, falange, multidão, agrupamento, aglomeração, acampamento, arraial, fileira, ala, fila e alcateia, entre outros.
Exemplos com az:
Az tem sua origem na palavra em latim acies, tendo evoluído para az.
As palavras ás e az apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: