Todos nós gostaríamos de acreditar que as palavras mais usadas na língua portuguesa são palavras bonitas e importantes, verdadeiramente significativas. Na realidade, isso não acontece.
As palavras mais usadas na língua portuguesa são os artigos e as preposições, seguidos das conjunções e pronomes, ou seja, são palavras de ligação que estruturam o discurso e determinam os seres.
Apesar disso, destacaremos os substantivos, adjetivos, verbos, advérbios e numerais mais utilizados.
Os adjetivos acompanham os substantivos, caracterizando-os. Atribuem qualidades, características, aspectos ou estados aos substantivos. Os mais utilizados são adjetivos simples que apresentam uma pluralidade de significados e que podem ser usados em diversos contextos, como bom e grande.
Adjetivos mais usados:
Os verbos são também palavras essenciais no português, dado indicarem ações e estruturarem o discurso em orações. Os verbos mais utilizados são os verbos ser, ir, estar, ter e haver que, além de poderem ser usados com diversos sentidos como verbos principais, atuam também como verbos auxiliares, sendo usados em locuções verbais, na formação dos tempos compostos e na voz passiva.
Verbos mais usados:
Apesar de não serem as palavras mais usadas, os substantivos apresentam um lugar de destaque na língua portuguesa, sendo o núcleo das funções sintáticas que representam. Nomeiam seres, lugares, sentimentos, noções e qualidades, entre outros.
O substantivo mais utilizado – coisa – é uma palavra-ônibus, usada para expressar diversas ideias, em diversas situações, com diversos sentidos. Os restantes substantivos mais utilizados se referem a coisas corriqueiras, como casa, dia, tempo… São também palavras utilizadas em frases comuns, para cumprimentar, chamar, iniciar o discurso…
Substantivos mais usados:
Os advérbios são palavras usadas para indicar as circunstâncias do discurso. Os advérbios mais utilizados transmitem, principalmente, negação, intensidade, tempo e inclusão.
Advérbios mais usados:
Os numerais quantificam seres e ordenam elementos em série. O numeral mais usado é, indubitavelmente, o número um. Também tem muito uso como numeral ordinal: primeiro. Além disso, os numerais cem e mil são também muito utilizados por representarem quantidades importantes e arredondadas.
Numerais mais usados:
Apesar das palavras acima referidas serem mais interessantes, as palavras mais usadas no português são aquelas que estruturam o discurso, que estabelecem conexões entre os termos das orações e entre as próprias orações.
Artigos mais usados
Os artigos determinam a definição ou a indefinição dos substantivos:
Preposições mais usadas
As preposições estabelecem conexões entre os termos da oração, expressando diversos sentidos:
Conjunções mais usadas
As conjunções ligam orações e termos de uma mesma oração, indicando relações de coordenação ou subordinação:
Pronomes mais usados
Os pronomes acompanham, determinam e modificam os substantivos ou substituem-nos:
Embora não essenciais para a construção do discurso, as interjeições desempenham um papel importantíssimo na expressão de emoções, sensações e estados de espírito, principalmente na linguagem falada.
Interjeições mais usadas:
Veja também outras curiosidades da língua portuguesa: