Ascenção ou ascensão

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é ascensão. A palavra ascenção está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino ascensão sempre que quisermos referir o ato de ascender, de se elevar e de subir, atingindo um ponto mais elevado. É sinônimo de elevação, subida, ascendimento e ascendência. Refere-se ainda a uma promoção, evolução, progresso ou melhoria numa carreira ou no desempenho de qualquer atividade. Quando escrita com letra maiúscula, a palavra Ascensão se refere à subida ao céu de Jesus Cristo ressuscitado, celebrada numa festa cristão 40 dias após a Páscoa.

Exemplos:
Ambiciono uma rápida ascensão a diretor da empresa.
Minhas ações estão em ascensão.
Na catequese estudei a Ascensão de Jesus Cristo ao céu.

A palavra ascensão tem sua origem na palavra latina ascensio, devendo assim ser escrita com s e não com ç na terceira sílaba: as-cen-são. Além disso, na língua portuguesa, os verbos terminados em -ender, -andir, -verter e –pelir formam substantivos com s.
Exemplos: ascender/ascensão, expandir/expansão, converter/conversão, pretender/pretensão, expelir/expulsão,…

Deste modo, todas as palavras cognatas de ascensão deverão também ser escritas com s na terceira sílaba: ascensional, ascensionista, ascenso, ascensor, ascensorista,…

Fique sabendo mais!
O substantivo masculino ascensor, cognado de ascensão, é sinônimo de elevador.
Exemplo:
O ascensor parou no décimo segundo andar.
O elevador parou no décimo segundo andar.

Não confundir!
Não devemos confundir Ascensão com Assunção. Enquanto a palavra Ascensão se refere à subida ao céu de Jesus Cristo, a palavra Assunção indica a subida ao céu do corpo de Maria, depois de sua morte, sendo uma data igualmente comemorada pela igreja católica.

Exemplo:
Na catequese estudamos a Assunção de Maria, mãe de Jesus, ao céu.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

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