As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar os verbos assobiar ou assoviar sempre que quisermos referir o ato de emitir um assobio ou assovio com a boca ou com um apito, ou seja, emitir um som agudo.
A palavra assobiar é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo a mais utilizada. A palavra assoviar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que assobiar.
Estes dois verbos se referem também ao ato de vaiar, apupar, reprovar alguma coisa com assobios ou assovios. Significa ainda o som que alguns animais emitem, semelhantes a assobios ou assovios.
Os verbos assobiar e assoviar são formados a partir de derivação prefixal. Foi acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Assim, ocorreu a junção do prefixo a- à palavra em latim sibilare: a- + sibilare.
É importante compreender que todas as formas conjugadas de assobiar deverão ser escritas com b e todas as formas conjugadas de assoviar deverão ser escritas com v.
Verbo assobiar - presente do indicativo:
(Eu) assobio
(Tu) assobias
(Ele) assobia
(Nós) assobiamos
(Vós) assobiais
(Eles) assobiam
Verbo assoviar - presente do indicativo:
(Eu) assovio
(Tu) assovias
(Ele) assovia
(Nós) assoviamos
(Vós) assoviais
(Eles) assoviam
Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta, são as formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.