As palavras aterrissar e aterrizar existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra aterrisar está errada. Podemos utilizar os verbos aterrissar ou aterrizar sempre que quisermos referir o ato de descer e pousar em qualquer lugar. Estes dois verbos são igualmente adequados e aceites.
Exemplos:
O verbo aterrissar é formado a partir da palavra aterrissagem que, por sua vez, tem origem na palavra francesa atterrissage, devendo assim ser escrito com ss.
Verbo aterrissar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) aterrissei
(Tu) aterrissaste
(Ele) aterrissou
(Nós) aterrissamos
(Vós) aterrissastes
(Eles) aterrissaram
O verbo aterrizar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, ou seja, são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma: a- + terra + -izar, devendo assim ser escrito com z. O prefixo a-, quando de origem latina, pode significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto. O sufixo verbal –izar forma um verbo a partir de um substantivo.
Verbo aterrizar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) aterrizei
(Tu) aterrizaste
(Ele) aterrizou
(Nós) aterrizamos
(Vós) aterrizastes
(Eles) aterrizaram
Os verbos aterrissar ou aterrizar são sinônimos do verbo aterrar, também muito utilizado para indicar o ato de pousar.
Exemplos:
Embora seja mais comum a utilização do substantivo aterrissagem, proveniente do verbo aterrissar, com ss, alguns dicionários já apresentam o substantivo aterrizagem, proveniente do verbo aterrizar, com z. Existe também o substantivo aterragem, formado a partir do verbo aterrar.
Veja também como escrever: