A forma correta de escrita da palavra é atraso, com s. A palavra atrazo, com z, está errada. A consoante s assume o som de z quando posicionada entre duas vogais, não sendo necessária a escrita da palavra com z.
O substantivo masculino atraso indica principalmente falta de pontualidade e demora na realização de algo. Pode significar também falta de desenvolvimento ou falta de cultura, bem como qualquer tipo de falta ou carência.
Atraso é, assim, sinônimo de demora, retardo, atrasamento, procrastinação, subdesenvolvimento, decadência, declínio, ignorância, desconhecimento, incultura, falta, carência e escassez, entre outros.
Atraso é também a forma conjugada do verbo atrasar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu atraso.
Verbo atrasar – Presente do indicativo:
(Eu) atraso
(Tu) atrasas
(Ele) atrasa
(Nós) atrasamos
(Vós) atrasais
(Eles) atrasam
O verbo atrasar se refere ao ato de demorar para chegar ou fazer algo, de adiar para depois e de fazer recuar. Pode indicar também o ato de atrapalhar o desenvolvimento de algo, bem como o ato de se desatualizar, deixando de evoluir.
Atrasar é, assim, sinônimo de demorar, tardar, retardar, adiar, postergar, protelar, procrastinar, recuar, retroceder, atrapalhar, empatar, atravancar, prejudicar, desatualizar-se e estagnar, entre outros.
O substantivo atraso é formado por derivação regressiva do verbo atrasar que, por sua vez, é formado por derivação sufixal do advérbio atrás, através da junção do sufixo verbal -ar: atrás + -ar.
Assim, tendo sua origem no advérbio atrás, as palavras atraso e atrasar deverão ser escritas com s, bem como todas as suas palavras cognatas: