As palavras auferir e aferir são parecidas, mas têm significados diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Aferir se refere ao ato de avaliar e verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa, tendo como base um padrão. Pode significar também o ato de verificar correspondência de medidas e instrumentos, bem como o ato de pôr uma marca:
Auferir se refere ao ato de obter, de conseguir como resultado:
Aferir é sinônimo de cotejar, comparar, conferir, regular, apreciar, avaliar, medir, assinalar e marcar, indicando principalmente o ato de avaliar e verificar por comparação com um modelo.
Aferir tem sua origem na palavra em latim afferere, devendo assim ser escrito apenas com a na primeira sílaba: a-fe-rir. Desta forma deverão ser também escritas todas as palavras cognatas de aferir, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Palavras da mesma família:
Verbo aferir - Pretérito perfeito do indicativo:
(eu) aferi
(tu) aferiste
(ele) aferiu
(nós) aferimos
(vós) aferistes
(eles) aferiram
Auferir é sinônimo de conseguir, colher, ganhar, extrair, obter, tirar e receber, indicando o ato de conseguir algo ou colher algum resultado de uma ação.
Auferir tem sua origem na palavra em latim auferere, devendo assim ser escrito com au na primeira sílaba: au-fe-rir. Desta forma deverão ser também escritas todas as palavras cognatas de auferir, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Palavras da mesma família:
Verbo auferir - Pretérito perfeito do indicativo:
(eu) auferi
(tu) auferiste
(ele) auferiu
(nós) auferimos
(vós) auferistes
(eles) auferiram
Os verbos aferir e auferir são escritos de forma parecida e são pronunciados de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: