A forma correta de escrita da palavra é autoescola, escrita de forma junta, sem hífen. A palavra auto escola, separada, e a palavra auto-escola, com hífen, estão erradas.
Certo: autoescola
Errado: auto escola
Errado: auto-escola
O substantivo feminino autoescola se refere a uma escola que ensina a conduzir, ou seja, uma escola na qual os alunos aprendem a dirigir um veículo, preparando-os para o exame de habilitação.
A palavra autoescola é formada por derivação prefixal. Ao substantivo escola foi acrescentado o prefixo auto-: auto- + escola. Embora o prefixo auto- possa ter o significado de si mesmo ou si próprio, neste caso auto é a forma abreviada da palavra automóvel.
Anteriormente escrita com hífen, a palavra autoescola sofreu alterações na sua forma com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico.
Segundo o acordo, o hífen apenas é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos com hífen:
Nas restantes situações, sendo esse o caso do substantivo autoescola, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Exemplos sem hífen:
Nas situações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com s ou r, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos com consoantes duplicadas:
As palavras altoescola e alto-escola também estão erradas. Auto e alto são palavras diferentes, com significados diferentes. Nunca deverá ser utilizada a palavra alto na formação de palavras que transmitam o sentido de automóvel, como autoescola e autoestrada.
Alto indica, principalmente, algo elevado, grande, superior e sério: