A forma correta de escrita da palavra é autoestima, escrita de forma junta, sem hífen.
O substantivo feminino autoestima indica uma característica de alguém que se valoriza, sendo confiante e orgulhoso das suas qualidades, características e forma de ser:
Autoestima é, assim, sinônimo de amor-próprio, orgulho, dignidade, brio, honra e altivez.
A palavra auto-estima, hifenizada, passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico. Já auto estima, escrito de forma separada, sempre foi errado.
Autoestima é uma palavra formada por derivação prefixal, sendo acrescentado o prefixo auto- ao substantivo estima: auto- + estima.
Segundo as regras do atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos com hífen:
Nas restantes situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Exemplos sem hífen:
Nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos com consoantes duplicadas:
Auto- é um prefixo com origem na palavra grega autós e significa si mesmo, si próprio.
Enquanto substantivo, a palavra auto pode significar a forma abreviada da palavra automóvel. Pode se referir também a um ato público, a um registro escrito detalhado de uma ocorrência ou a uma representação teatral.
Embora estas duas palavras sejam pronunciadas de forma igual, seus significados são diferentes. Nunca deverá ser utilizada a palavra alto na formação de palavras que transmitam o sentido de: si próprio, si mesmo.
Formas corretas:
Formas erradas:
Alto se refere a alguém ou alguma coisa elevada, grande, erguida, forte, superior, imensa, excessiva, como: