A forma correta de escrita da palavra é autossuficiente. A palavra auto-suficiente está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O adjetivo autossuficiente se refere a alguém capaz de viver de modo independente e autônomo, sem depender dos outros. Indica também a capacidade de um pais ou região se autossustentar com bens de consumo, sem ser necessário recorrer à importação de produtos.
Exemplos:
Segundo o Novo Acordo Ortográfico, o hífen é utilizado apenas quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
Exemplos: auto-observação, auto-ônibus, auto-higiene, auto-hipnose,…
Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente.
Exemplos: autoavaliação, autoajuda, autoimagem, autoescola,...
Nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas, sendo esse o caso do adjetivo autossuficiente.
Exemplos: autorretrato, autorreflexão, autossuficiência, autossugestão,…
Autossuficiente é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente: auto- + suficiente. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo auto- tem sua origem na palavra grega autós e significa si mesmo, si próprio.
Autossuficiente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, um adjetivo uniforme que apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (o homem autossuficiente/a mulher autossuficiente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes: autossuficiente, excelente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.