A forma correta de escrita da palavra é baiano, sem h. Embora a palavra Bahia seja escrita com h, a palavra baiano deverá ser escrita sem h, estando errada a palavra bahiano.
Devemos utilizar o gentílico baiano sempre que quisermos referir uma pessoa que nasceu na Bahia ou qualquer coisa típica ou relativa à Bahia e ao seu povo.
Com um sentido mais alargado, a palavra baiano indica também alguém nascido ou algo típico de Salvador, sendo sinônimo de soteropolitano, bem como alguém nascido em qualquer estado do Norte do Brasil, sendo sinônimo de nortista.
Com sentido pejorativo, a palavra baiano se refere a um caipira, capiau, matuto, interiorano, jeca, roceiro, simplório, entre outros. Baiano pode significar ainda uma dança popular, também chamada de baião ou choradinho.
A definição do uso de h na palavra Bahia e do não uso de h na palavra baiano é anterior ao atual acordo ortográfico, tendo sido referida no Formulário Ortográfico de 1943, aprovado pela Academia Brasileira de Letras.
Este formulário refere que todos os topônimos deverão manter suas grafias já consagradas pelo uso, mesmo que em desacordo com as regras do português, como Bahia. Contudo, refere que os compostos e derivados desses topônimos deverão ser escritos de acordo com as regras da língua, como baiano, baianismo, coleiro-baiano,…
Gentílicos ou adjetivos pátrios são palavras que nomeiam as pessoas conforme o local onde nascem ou vivem. A palavra baiano é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ano à palavra Bahia: Bahia + - ano.
Existem, no português, vários sufixos usados comumente para a formação de gentílicos, como: