Em português, existe a palavra bem-sucedido, hifenizada, e a expressão bem sucedido, não hifenizada. Ambas estão corretas mas são usadas em situações diferentes.
Bem-sucedido, com hífen, refere-se a quem teve ou tem sucesso, êxito e sorte, sendo sinônimo de vitorioso, afortunado, sortudo, feliz, florescente e próspero, entre outros. Indica também uma pessoa cuja situação financeira é muito boa, sendo rico e endinheirado.
Exemplos com bem-sucedido:
A sequência bem sucedido, sem hífen, não indica uma palavra isolada, mas sim o seguimento do advérbio bem e o particípio do verbo suceder, que indica o ato de ocorrer, de acontecer depois ou de substituir alguém numa função.
Exemplos com bem sucedido:
Bem-sucedido é um adjetivo composto hifenizado formado através de composição por justaposição, ou seja, ocorre a formação de uma nova palavra a partir da junção de outras palavras: bem + sucedido. As palavras bem e sucedido mantêm sua autonomia, estando apenas justapostas.
Segundo o atual acordo ortográfico, o hífen é utilizado em palavras compostas com os advérbios bem e mal quando a segunda palavra começa por vogal ou h:
Quando a segunda palavra começa com consoante, ocorre a junção das palavras em compostos com os advérbios bem e mal, sendo eliminado o hífen:
Apesar dessas regras, o advérbio bem pode continuar sendo autônomo mesmo em palavras começadas com consoantes:
Nota: O antônimo de bem-sucedido é malsucedido.