A forma correta de escrita da palavra é beneficente, sem a vogal i depois do c. A palavra beneficiente está errada.
O adjetivo beneficente refere-se a alguma coisa ou a alguém que pratica o bem e a beneficência, ou seja, que faz caridade e ajuda quem precisa. É uma palavra muito utilizada para indicar eventos organizados com o intuito de arrecadar dinheiro para obras de caridade.
Beneficente é, assim, sinônimo de caridoso, caritativo, humanitário, filantrópico, solidário, benéfico, benevolente, benfazejo, entre outros.
Beneficente tem sua origem na palavra em latim beneficente, sendo assim escrita com a sílaba cen e não cien: be-ne-fi-CEN-te. Também a palavra beneficência, cognata de beneficente, deverá ser escrita sem a vogal i na sílaba cen.
Na língua portuguesa, normalmente é usada a vogal i no ditongo ei, formando várias palavras: manteigueira, cabeleireiro, chaveiro. Contudo, existem palavras onde não ocorre o aparecimento da vogal i, não formando assim um ditongo: beneficente;
Para memorizar muito bem a palavra beneficente e nunca mais errar, assista ao vídeo:
A palavra beneficente é um adjetivo de dois gêneros, ou seja, uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino:
Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em -e são adjetivos de dois gêneros:
A ortoépia é uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.
Em beneficente ocorre um erro de ortoépia, porque erradamente se pronuncia a vogal i depois da consoante c.