A forma correta de escrita da palavra em português é benjamim, com m final, sendo essa a forma reconhecida em dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. O uso da palavra Benjamin, com n final, apenas é considerado correto em nomes próprios.
Devido à difícil pronúncia da palavra benjamim, é comum haver erros na escrita dessa palavra, como beijamim e bejamim.
Benjamim é um substantivo comum masculino. É um termo muito utilizado para indicar um plugue que permite que três ou mais aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo em uma só tomada, sendo sinônimo de ficha tripla e plugue triplo.
Benjamim indica também o filho ou o irmão mais novo, bem como o filho predileto ou mais mimado. Assim, benjamim é também sinônimo de caçula, predileto, favorito, preferido, mimado, protegido e querido.
Benjamim pode ser também um substantivo próprio, indicando um nome de pessoa.
Benjamin, com n no fim, é apenas um substantivo próprio, devendo ser sempre escrito com inicial maiúscula. Através do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, podemos verificar que Benjamim era o nome do filho mais novo de Jacob. Com o tempo e influências estrangeiras, evoluiu de m final para também n final, havendo diversas pessoas chamadas de Benjamin no Brasil.
Existem também diversas personalidades famosas com o nome Benjamin: