Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra biografia se refere à história da vida de uma pessoa e a palavra bibliografia se refere a um conjunto das obras literárias ou a uma lista de obras consultadas.
Biografia é um substantivo feminino formado a partir da junção de dois radicais gregos. Bio- atua como primeiro elemento da palavra e –grafia atua como segundo elemento da palavra: bio- + - grafia. Bio significa vida e grafia significa escrita. Assim, biografia é a escrita da vida de alguém, é uma descrição, um relato, uma narração sobre um percurso de vida, que salienta os principais acontecimentos e feitos, podendo ser feita sobre a forma de um livro, de um filme, de uma peça de teatro,…
Exemplos:
A biografia da autora está escrita no fim do livro.
Estão pensando transformar esta biografia num filme.
Através de sua biografia, compreendemos a sua personalidade e a forma como foi influenciada pela sociedade.
Bibliografia é também um substantivo feminino, podendo ter sua origem na palavra em francês bibliographie ou ser igualmente formada a partir da junção de dois radicais gregos. Neste caso, o radical –grafia continua atuando como segundo elemento da palavra e o radical biblio- atua como primeiro elemento da palavra: biblio- + -grafia. Biblio significa livro e grafia significa escrita. Assim, bibliografia é uma lista de livros, de documentos, de obras consultadas para a realização de algum trabalho. Significa ainda o conjunto das obras literárias de um determinado autor, sobre determinado tema ou que segue algum tipo de critério.
Exemplos:
Por favor, indique no fim do trabalho toda a bibliografia consultada.
Com 86 anos e uma extensa bibliografia, este escritor ainda não se cansou de escrever.
A professora indicou aos alunos a bibliografia daquela disciplina.