As palavras bravo e brabo existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas. Embora tenham significados similares podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra.
Ambas as palavras são sinônimas de feroz, danado, irritadiço, rígido, tempestuoso, agreste, entre outros. Contudo, enquanto o adjetivo bravo possui valores semânticos positivos, como corajoso, valoroso, ilustre, extraordinário, digno,…, o adjetivo brabo apenas possui valores negativos, como incompetente, inexperiente, malfeito, nocivo, prejudicial, ruim,…
Podemos utilizar os adjetivos bravo ou bravo sempre que quisermos referir um animal que não é domesticado, uma pessoa que está enfurecida ou que se irrita com facilidade, uma pessoa severa, o mar quando está revolto, um terreno não cultivado ou algo grave e preocupante.
Devemos utilizar apenas o adjetivo bravo quando quisermos referir uma pessoa corajosa e digna de admiração, bem como utilizar a palavra como expressão de aprovação e aplauso.
Devemos utilizar apenas o adjetivo brabo quando quisermos referir uma pessoa que se envolve frequentemente em brigas, uma pessoa incompetente, algo que é prejudicial e tóxico para a nossa saúde ou algo feito sem capricho e esmero.
Nota: A palavra bravo tem sua origem na palavra em latim bravus, pela palavra barbarus. A palavra brabo é formada a partir de uma alteração fonética na palavra bravo.