As palavras caçar e cassar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.
Caçar, com ç, se refere ao ato de perseguir e capturar animais, bem como ao ato de procurar para prender. Pode significar também o ato de procurar insistentemente, buscar, apanhar ou recolher donativos.
Cassar, com ss, se refere ao ato de anular, invalidar, impedir que alguma coisa aconteça. Pode significar também o ato de apreender algo.
Caçar é sinônimo de perseguir, seguir, encalçar, matar, procurar, prender, capturar, aprisionar, buscar, catar, procurar, apanhar, recolher, arrecadar, coletar, conseguir, entre outros.
O verbo caçar poderá ter sua origem na palavra em latim vulgar captiare, tendo a parte final da palavra evoluído para a sílaba çar. Assim, todas as palavras cognatas de caçar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo deverão ser escritas com ç.
Palavras da família: caçar, caçado, caçador, caçada, caça, …
Verbo caçar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) cacei
(Tu) caçaste
(Ele) caçou
(Nós) caçamos
(Vós) caçastes
(Eles) caçaram
Cassar é sinônimo de anular, invalidar, suprimir, suspender, apreender, confiscar, recolher, tomar, privar, proibir, vetar, impedir, entre outros.
O verbo cassar tem sua origem na palavra em latim cassare, devendo assim ser escrito com ss. Também as palavras cognatas de cassar, como cassado e cassação, e as formas conjugadas deste verbo deverão ser escritas com ss.
Verbo cassar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) cassei
(Tu) cassaste
(Ele) cassou
(Nós) cassamos
(Vós) cassastes
(Eles) cassaram
As palavras caçar e cassar apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.
Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: