A forma correta de escrita da palavra é cansado, com s na segunda sílaba: can-sa-do. A palavra cançado, com ç, está errada.
O adjetivo cansado indica, principalmente, alguém que se cansou, ou seja, que está sem energia e sem disposição, sendo sinônimo de fatigado, exausto, esgotado, derreado, extenuado, estafado, entre outros.
Cansado se refere também a alguém que se aborreceu, ficando enfastiado, cheio, entediado e farto, bem como a alguma coisa que se estragou, ficando gasto, estragado, usado e velho. Pode ser usado ainda para indicar alguém que se irritou pela repetição de algo, uma terra que já não produz e uma vista que não consegue focar, vendo sem nitidez.
O adjetivo cansado é formado a partir do particípio do verbo cansar, que tem sua origem na palavra em latim campsare, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba e não com ç. Também com s deverão ser escritas as palavras cognatas de cansar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.
Palavras da mesma família:
Verbo cansar - Particípio: cansado
Verbo cansar - Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) cansei
(Tu) cansaste
(Ele) cansou
(Nós) cansamos
(Vós) cansastes
(Eles) cansaram
Em conformidade com as palavras cognatas de cansar, a palavra cansaço também se escreve com s na segunda sílaba (can-sa-ço). Contudo, é escrita com ç na terceira sílaba devido à junção do sufixo -aço à palavra cansar (cansar + -aço = cansaço). Essa situação origina confusões e erros na escrita das palavras cansado e cansaço.
Exemplos com cansado e cansaço: