As palavras capas e capaz existem na língua portuguesa e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A pronúncia das duas palavras é também diferente.
Capaz é uma palavra oxítona, tendo a sílaba paz como sílaba tônica (ca-PAZ). É um adjetivo, sinônimo de apto, capacitado e competente.
Capas é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba ca como sílaba tônica (CA-pas). Capas é a forma plural do substantivo capa: capas para celular, capas de revista, capas de jornal, capas de livro, capas de chuva,...
O adjetivo capaz indica alguém que é apto e competente, estando preparado. Pode indicar também algo ou alguém apropriado, bem como uma situação possível ou uma pessoa honrada.
Capaz é um adjetivo de dois gêneros, apresentando a mesma forma para o gênero feminino e para o gênero masculino: o médico capaz, a médica capaz, o aluno capaz, a aluna capaz,...
O substantivo feminino capa indica, principalmente, uma peça de roupa usada por cima de outra roupa, bem como qualquer coisa que cobre, envolvendo. Pode significar também uma fachada que encobre algo, uma camada, algo que dá proteção e o ato de capar.
Os grupos silábicos as, es, is, os, us e az, ez, iz, oz, uz apresentam a mesma sonoridade, mas o seu uso é diferenciado.
Az, ez, iz, oz, uz: Apenas devem ser usados no fim da palavra. Conferem acentuação tônica à sílaba: capaz, xadrez , feliz, feroz, avestruz,...
As, es, is, os, us: Podem ser usados no início, no meio ou no fim da palavra: asfalto, fantasma, capas. No fim da palavra indicam pluralidade.