Caprichar ou caprixar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é caprichar. A palavra caprixar está errada. Sempre que quisermos referir alguma ação feita com esmero, à qual é dada muita atenção, devemos utilizar o verbo caprichar, sendo sinônimo de esmerar, apurar, extremar, prezar, aprimorar, primar, … Caprichar significa também o ato de teimar e insistir em algo por capricho, por teimosia, sendo sinônimo de afincar e obstinar.

O verbo caprichar é formado a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o substantivo capricho mais o sufixo verbal –ar. Por sua vez, a palavra capricho tem sua origem na palavra italiana capriccio, onde os cc evoluíram para ch. Assim, todas as palavras cognatas de caprichar e todas as formas conjugadas deste verbo devem ser escritas com ch na terceira sílaba, nunca com x.

Exemplos:
Palavras da mesma família: caprichar, capricho, encaprichar,…
Verbo caprichar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) caprichei
(Tu) caprichaste
(Ele) caprichou
(Nós) caprichamos
(Vós) caprichastes
(Eles) capricharam

Exemplos:
Você está linda hoje, caprichou no penteado!
Pode caprichar no doce de leite do meu churro.

Fique sabendo mais!
Utilizamos as expressões a capricho e no capricho para dizer que alguma coisa foi feita com muito esmero.
Exemplo: Este bolo foi feito no capricho!

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também