A carta pessoal é um texto escrito que permite o diálogo a distância entre pessoas que se conhecem. Trata-se de uma forma mais tradicional de se corresponder, em comparação com o e-mail.
Uma carta pessoal possui a seguinte estrutura: local e data em que foi escrita, saudação inicial (com vocativo), corpo do texto, despedida e assinatura. Para entender como fazer uma carta pessoal, veja 3 exemplos de carta e, ao final, dicas que farão a diferença na sua redação.
As cartas pessoais envolvem a troca de mensagens de caráter mais íntimo, restrito. Entretanto, sua linguagem depende do grau de intimidade entre os interlocutores (quem participa do diálogo estabelecido pela carta). Observe nos exemplos a seguir.
Vitória, 7 de dezembro de 2023.
Querida Ana,
Espero que esta carta a encontre bem e cheia de alegria! Hoje, estou transbordando de orgulho por você, pois sei que alcançou uma grande conquista: sua formatura no ensino médio.
Desde que nos conhecemos, tenho sido testemunha de sua dedicação, persistência e esforço em cada etapa dessa jornada educacional. Vê-la alcançar esse marco importante não poderia me deixar mais emocionada.
Neste momento de celebração, quero que saiba o quanto acredito em seu potencial ilimitado. Que cada novo passo que você der seja guiado pela sua paixão, integridade e bondade.
Parabéns, minha querida amiga! Celebre muito, pois você merece! Estou aqui, torcendo hoje e sempre.
Com todo o meu carinho e admiração,
Júlia
Anápolis, 2 de abril de 2024.
Prezado Sr. Honorato:
Com grande contentamento dirijo-lhe esta carta, expressando minha gratidão pela oportunidade de participar do programa de voluntariado "Ação Comunitária". Foi uma vivência enriquecedora, com a qual aprendi muito.
Durante o período em que estive envolvido na ação, pude trabalhar em equipe com os meus colegas voluntários, trocar experiências e contribuir para o bem-estar da comunidade. Além disso, desenvolvi novas habilidades e fortaleci minha conexão com os vizinhos.
Estou ansioso para continuar participando ativamente do programa. Se houver novas oportunidades de envolvimento, por favor, não hesite em me informar.
Com os melhores cumprimentos,
João Gomes
Querida amiga,
Essa é a terceira carta que te escrevo. Ficará ainda sem resposta? Sei que te modernizas cada vez mais. [...] Mas não te esqueças que ser modernista não implica o esquecimento dos amigos! Escreve-me alguma coisa. Conta-me de ti. Teus projetos, anseios, vitórias. Sabes perfeitamente quanto me interessa qualquer coisa que te diga respeito. Sei que trabalhas muito. Que fazes. Manda-me um desenho teu. Queres? Será uma correspondência originalíssima. Tu com desenhos, eu com poemas. [...]
(Correspondência: Mário de Andrade e Tarsila do Amaral. Editora da USP, 2001.)
Esse último exemplo é de uma carta escrita por Mário de Andrade para a artista Tarsila do Amaral, em 1923. Observe como o tom informal de amizade prevalece ao longo da carta. Além disso, veja que a carta é a continuação de outras que ficaram sem resposta.
Como você viu nos exemplos, existem diversos motivos para escrever uma carta pessoal: felicitar, desejar boa sorte, contar novidades, pedir notícias... Há, inclusive, situações mais inusitadas, como enviar uma carta para si mesmo no futuro ou para o filho que você um dia terá.
Independentemente do motivo, a chave está no planejamento do que será apresentado no texto.
Dependendo do grau de intimidade que possui com ele, a carta poderá ser mais informal ou formal. Além disso, atente-se para outros fatores. Você não conversa com um adulto da mesma forma que dialoga com uma criança, por exemplo.
Contextualize a pessoa que receberá sua carta.
As partes do seu texto precisam apresentar as ideias bem conectadas.
A carta geralmente começa com uma saudação na primeira linha, seguida por uma quebra de linha antes de iniciar o corpo do texto.
Veja exemplos de vocativos que podem ser usados para iniciar uma carta.
O vocativo costuma ser seguido por vírgula ou dois-pontos.
Agora, confira exemplos de fórmulas de despedida que podem ser usadas para terminar uma carta.
Conheça outros tipos de carta.
Em uma carta, quem escreve é chamado de remetente, enquanto quem a recebe é o destinatário. Tradicionalmente, a carta é enviada pelo correio, em um envelope contendo estas informações:
Vale lembrar que a carta também pode ser entregue em mãos ou ter o envio digital.
A troca de cartas pessoais tem diminuído consideravelmente no Brasil em razão dos avanços tecnológicos. Mas elas ainda são usadas com diferentes propósitos: mandar e receber cartas como antigamente, ter um registro com a letra da pessoa (quando a carta for escrita à mão), entre outros.
Você também pode gostar de saber mais: