Embora seja comum o uso da palavra cataclisma, terminada em a, esta palavra não se encontra dicionarizada, nem está registrada no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras. Assim, a forma correta de escrita da palavra é cataclismo, terminada em o.
O substantivo masculino cataclismo indica uma grande catástrofe ambiental, como um tsunami, um dilúvio, uma inundação ou um terremoto. Pode se referir também a qualquer tipo de catástrofe, desastre ou tragédia.
Cataclismo refere-se também a uma comoção social, como uma revolução ou revolta, bem como qualquer tipo de mudança radical na vida de alguém ou de uma sociedade. Com menor uso, indica modificações e alterações na crosta terrestre.
A pronúncia da palavra cataclisma, com a final, é um erro de ortoépia, ou seja, um erro na articulação correta dos grupos vocálicos ou fonemas consonantais nas palavras. Em cataclisma, houve uma deturpação da palavra feita pela linguagem popular. Cataclismo tem sua origem na palavra grega kataklysmós.